Óleo de coco: Benefícios para o cabelo e para a pele!

Oi, lindezas!

O assunto de hoje é sobre as maravilhas do óleo de coco! Creio que a maioria de vocês já ouviram falar.

De uns tempos pra cá, o óleo de coco 100% vegetal e puro que é usado na culinária, vem sendo muito comentando por seus inúmeros benefícios. Se eu for falar de todos, o post ficará enorme e cansativo pra vocês.

Como amo essa área da beleza e sempre procuro coisas novas para usar e mostrar aqui no blog, escolhi dar ênfase aos benefícios que esse óleo traz para o cabelo e para pele! Ótimo, né?

Então, depois de tanto ouvir sobre as maravilhas desse produto, resolvi testar. Pra falar a  verdade, tem pouco tempo que comprei e até hoje usei 2 vezes, mas já percebi que meu cabelo ficou mais  brilhoso e macio.

oleo-coco-cozinha

O óleo de coco tem a função de repor os nutrientes dos fios, ou seja, repor os lipídeos existentes na fibra capilar. Eles têm grande importância na proteção e lubrificação do pelo. A camada de lipídeos que envolve a haste capilar impede a perda de água pro meio externo e a nutrição vai justamente ajudar na hidratação dos cabelos por repor os elementos necessários para que o fio não resseque ou se torne quebradiço.

O óleo de coco funciona a longo prazo, então não preocupe se você não perceber um resultado extraordinário na primeira vez que usar. O ideal é usá-lo de 15 em 15 dias e passar em toda extensão do fio capilar.

A textura do óleo de coco varia de acordo com a temperatura. Em dias frios, ele solidifica e fica mais branquinho, e em dias quentes, ele fica bem líquido e transparente. No caso dos dias frios, é só colocar no microondas por alguns segundinhos e está pronto para aplicação.

O ideal é deixar o produto por no mínimo 4 horas no cabelo para conseguir essa reposição de lipídeos. Muita gente passa o óleo antes de dormir e no dia seguinte retira. Fiz isso das duas vezes que usei e achei bem ok, viu? Não me incomodou na hora de dormir nem nada (o bom é só proteger o travesseiro pra não deixar que o óleo suje a fronha).

Lavei meu cabelo da mesma forma de sempre (2x shampoo e 1x condicionador nas pontas) e o resultado foi um cabelo mais macio e brilhoso. Creio que das próximas vezes o resultado vai ser ainda melhor!

No caso da pele, ele ajuda na umectação da mesma por integrar-se rapidamente ao manto hidrolipídico, deixando-a hidratada e melhorando a elasticidade cutânea.

O mais indicado é usar o óleo de coco após sair do banho e em pouca quantidade. Em dias mais quentes é normal a pele ficar mais oleosa, então a aplicação do produto pode ser um tanto quanto desconfortável.

Pessoas que apresentam poros muito dilatados, opte por outras alternativas. Use como higienizador facial, em tratamentos com máscaras faciais ou na receita caseira de esfoliante (misture óleo de coco com açúcar, fubá, aveia OU pó de café).

Tente intercalar o seu hidratante diário com aplicação do óleo para não usar o mesmo todos os dias.

IMPORTANTE: O óleo em questão deve ser 100% vegetal e puro para não obstruir os poros, caso contrário, sua pele ficará muito oleosa e a chance de aparecer comedões (cravos) será muito maior.  

Está aí uma opção para prevenir o envelhecimento precoce! A pele agradece 🙂

Ah, e você consegue achar os óleos em lojas de produtos naturais ou até mesmo em lojas que trabalham com produtos de beleza.

Outros benefícios:

Hidrata as cutículas das unhas

Pode ser usado como demaquilante

Clareia os dentes

Potencializa o efeito da máscara capilar

Pode ser usado no pós depilatório por ter ação anti-inflamatória

É ótimo para realizar massagens

Usado como iluminador facial

Usar como desodorante por ser antibacteriano

Prevenção de estrias

Higienizador facial

É isso, amores! O post ficou grandinho, mas tentei simplificar ao máximo para que vocês consigam entender pelo menos um pouco. Espero que tenha tirado algumas dúvidas e qualquer coisa é só perguntar aqui nos comentários abaixo.

Aproveitem e bora usar esse óleo de coco que é tão benéfico para saúde do corpo/cabelo/pele e afins.

Beijos e até o próximo post :*

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s